Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Respire pela boca

Nay Borges, 15 de abril de 2011

Por Fábio Avelar para O2 Por Minuto

respirarMuitos corredores ficam em dúvida quanto a melhor forma de respirar. Eles devem entender que, por meio da respiração, podem aumentar o ritmo e o volume nos treinos e assim descobrir que têm mais fôlego que imaginam.

Portanto, já no início, os corredores devem saber que respirar corretamente e de acordo com as exigências do esporte requer deixar de lado a regra básica de inspirar apenas pelo nariz e expirar pela boca.

A inspiração pelo nariz e a expiração pela boca funcionam bem para atividades relaxantes, como alongamento e yoga – que necessitam de concentração e equilíbrio – ou trotes e treinos regenerativos que não exigem intensidade e velocidade.

No entanto, se aumentar o ritmo, a velocidade ou a distância, naturalmente o organismo vai necessitar de mais energia e conseqüentemente de oxigênio. Com isso, apenas a inspiração pelo nariz é insuficiente, e é preciso captar mais oxigênio utilizando a boca.

E não existe problema nesse tipo de respiração. É comum ver atletas de performance que aparentam expressão de dor quando estão, na verdade, inspirando e expirando simultaneamente pelo nariz e pela boca.

Com o tempo e a experiência, o corredor percebe que prestar atenção na respiração é mais uma forma de relaxamento e distração que a corrida oferece.

Em treinos de ritmo intenso, o ideal é inspirar e expirar pelo nariz e boca. Nesse caso, se o corredor mantém a inspiração apenas pelo nariz, com certeza irá cansar mais rapidamente e haverá queda na performance.

O atleta não deve começar o treino ou a prova com um ritmo intenso. A menos que o nível de condicionamento seja de um atleta profi ssional e de performance. Nos outros casos, o ritmo deve ser aumentado aos poucos, para evitar o trabalho intenso e brusco do diafragma (músculo da caixa torácica que controla o movimento da respiração) e não causar a famigerada “dor no lado” que surge como uma pontada na região do fígado.

Uma das formas de educar a respiração é usar os treinos de cadência respiratória, e, dessa forma, aprender a controlar a respiração para encontrar o ritmo mais confortável. Para isso, basta apenas pensar na inspiração e expiração como compassos musicais:

1x1 – Inspira e expira uma (nesse caso, pelo nariz e boca respectivamente).
2x1 – Inspira duas vezes, expira uma (indiferente se pela boca ou nariz).
2x2 – Inspira e expira duas vezes lentamente.

Para os corredores iniciantes inspirar duas vezes e expirar lentamente ajuda a evitar a exaustão e o cansaço excessivo. Vale tentar várias formas de respiração, seja alterando a cadência, ou pela boca ou nariz para descobrir qual se adequa melhor.



3 Comentários
  1. Alexandre Bacelar disse:

    Uma dica interessante para o ritmo de respiração é a contagem dos passos, onde pode-se inspirar e expirar a cada 1, 2 ou 3 passos, sempre conservando o mesmo número de passos para inspiração e expiração.
    Funciona muito bem!

  2. John Souto disse:

    Respiração pela boca em atletas
    Quando eu era pequeno quando corria com meu pai ele me dizia que respirar pela boca causava sopro no coração, mas com o tempo quando eu ia nadar em mar aberto notei que era impossível respirar pelo nariz sem se cansar ou inspirar água, então respirava pela boca. Quando corro inairobicamente me pego naturalmente respirando pela boca. Mas a questão do respirar em rotação respiratória criando um ciclo de velocidade, é bom ter um acompanhamento de profissionais em desportos ou educar o organismo gradativamente após atingir o condicionamento.
    Respirar pela boca é a melhor maneira de correr forte principalmente a dos 10 KM, lembrando que para que isso se case perfeitamente e essencial está condicionado e seu coração está em bradicardia fisiológica ( seu médico cardio deve estar informado dos intensos treinos para não confundir com doenças ).
    Respirar pela boca não causa sopro nem doença algumas mesmo respirando impurezas do ar, mas treinamentos puxados sem um prepara físico adequado e um excesso de fadiga, ai sim causa problemas a saúde.
    Vamos correr ?
    John Souto

  3. joão dias ferreira disse:

    boa noite, gostei do que li pode mandar mais. obrigado. gosto de correr 10km e 21km.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*