Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Circuito de Corridas CAIXA etapa de Salvador tem a participação de 2.500 participantes

Redação Bahiarun, 15 de junho de 2013

Banner_Circuito Caixa_Salvador_prova

Amanhã (domingo, 16/06/2013) na orla da praia da Boca do Rio, em Salvador, os brasileiros vão se defrontar com os atletas os africanos. Além dos atletas de elite, um número surpreendente de inscrições marca essa etapa de Salvador, já que na prova estarão presentes cerca de 2.500 atletas participantes.

A largada da elite feminina será dada às 07h00. A largada da elite masculina e a largada geral será às 07h15. Os atletas devem retirar o chip de cronometragem no domingo (momentos antes da prova), das 05h30 às 07h00, e devolvê-lo após o evento.

Segundo a organização do evento, o número de inscrições em Salvador é surpreendente porque essa é a primeira vez que a prova é realizada na Bahia. "Vamos estrear com o pé direito em Salvador. Ter 2.500 competidores logo na estreia do Circuito CAIXA, aqui, é um número muito expressivo, ainda mais numa cidade que está preparando-se para receber a Copa das Confederações, na semana que vem", comemora Hélio Takai, diretor da HT Sports Marketing & Eventos, agência organizadora do evento.

O ex-velocista André Domingos, herói do Atletismo brasileiro, é o padrinho da etapa de Salvador do Circuito CAIXA e dará a largada da prova, no domingo (16). Titular da equipe de revezamento 4x100 da seleção brasileira por mais de uma década, André tem duas medalhas olímpicas, bronze nos Jogos de Atlanta/1996 e prata em Sydney/2000, entre seus principais resultados. Hoje, o ex-atleta integra o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

A elite do atletismo brasileiro vem para a etapa da capital baiana na briga pelo pódio inédito do Circuito CAIXA em Salvador, composto por alguns dos primeiros colocados do ranking brasileiro de corrida de rua.

À frente do pelotão de elite do Circuito CAIXA em Salvador, um quarteto baiano tem a missão de parar os africanos e fazer a festa dos conterrâneos na torcida: Giomar Pereira, de Jacobina, líder do ranking brasileiro masculino (194 pontos) e pentacampeão nacional; Edielza Guimarães, de Utinga, vice-líder do ranking brasileiro feminino (137 pontos) e campeã nacional de 2010; Marluce Queiroz Borges, de Santo Antônio de Jesus, 13ª do ranking (52 pontos); e Florisvaldo Joaquim da Silva Filho, de Bonito.

Já o contingente estrangeiro chega a Salvador com quatro quenianos e um tanzaniano, respectivamente: Hillary Kipgetich Kibet, campeão de quatro etapas do Circuito CAIXA, três delas com recorde do percurso, incluindo a de Campo Grande, no último domingo (9/6); Jacob Kemboi Kiprotich, vencedor em Belo Horizonte (26/5); Consolata Cherotich, 4ª colocada na etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA e 2ª em Belo Horizonte; Caroline Jepkemei Kimosop; e Nelson Priva Mbuya.

Os dez primeiros colocados no masculino e no feminino do Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua 2013, que prevê a disputa de 32 etapas, integrarão o Programa Nacional Caixa de Apoio aos Corredores de Elite de 2014.

Classificação parcial do Ranking após 12 etapas

Masculina
1-Giomar Pereira da Silva - 194
2-Willian Salgado Gomes - 138
3-Ivanildo Pereira dos Anjos - 134
4-Eliésio Miranda da Silva - 126
5-Sivaldo Santos Viana - 112
6-Valdir Sérgio de Oliveira - 106
7-Giovani dos Santos - 99
8-Francisco Ivan da Silva Filho - 79
9-José Márcio Leão - 75
10-Edmilson dos Reis Santana - 65

Feminina
1-Roselaine de Sousa Silva - 225
2-Edielza Alves Guimaraes - 137
3-Conceição de Maria Oliveira - 133
4-Kleidiane Barbosa Jardim - 129
5-Maria Bernadete Cabral - 118
6-Joelma de Jesus - 105
7-Maria Zeferina Baldaia - 90
8-Lucélia de Oliveira Peres - 89
9-Marizete Moreira dos Santos - 77
10-Grazielle Francelino Pedroso - 74
10-Rosiane Xavier dos Santos - 74

Com um percurso completamente plano, a prova de Salvador do Circuito CAIXA deve ser a mais rápida do calendário. E o atleta que bater os recordes brasileiros de José Márcio Leão (28min51s em 2012) e Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha (33min46s em 2007) ganha um prêmio extra de R$1.500,00.

O percurso da prova será todo feito pela orla da Boca do Rio

O percurso da prova será todo feito pela orla da Boca do Rio

Os atletas amadores também serão premiados, em cerimônia no pódio. Em cada categoria, os três primeiros recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Todos os fundistas que completarem o percurso ainda recebem a medalha de participação.

Nesta temporada o Circuito já percorreu quatro cidades:  Goiânia, Uberlândia, Belo Horizonte e Campo Grande. Depois de Salvador, segue para Fortaleza (4/8), Recife(11/8), Porto Alegre (1/9), Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

Banner_superior_Corrida_Circuito_Caixa_Salvador

A etapa de Savador é a quinta etapa do Circuito de Corridas CAIXA

O Circuito de Corridas CAIXA celebra dez anos de história com uma prova inédita na capital baiana, neste domingo (16/06).  A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Salvador, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal do Salvador, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação Bahiana de Atletismo (FBA).


1 Comentário
  1. Rosane disse:

    Deveria ter sido cancelada a prova devido ao péssimo tempo, um temporal de chuvas com ventania tremenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*