Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Atleta queniano Dennis Kimetto vence a Maratona de Berlim e conquista a melhor marca da história da maratona

Redação Bahiarun, 29 de setembro de 2014

O queniano Dennis Kimetto venceu a Maratona de Berlim e estabeleceu a melhor marca mundial para a distância (Foto: Divulgação Gazeta Press)

O queniano Dennis Kimetto venceu a Maratona de Berlim (Foto: Divulgação Gazeta Press)

O atleta queniano Dennis Kimetto venceu nesse último domingo a Maratona de Berlim, na Alemanha com o tempo de  02:02:57, a melhor marca da história da maratona, superando em 26 segundos a melhor marca anterior que foi conquistada pelo também queniano Wilson Kipsang, que era de 02:03:23, obtida na edição da prova no ano passado.

A expectativa da melhor marca do mundo foi confirmada para a Maratona de Berlim, já que o atleta queniano era favorito à vitória na prova. Com a marca, Kimetto é o primeiro homem a correr uma maratona abaixo de de 2 horas e 3 minutos. Emanuel Mutai, também queniano (02:03:13), e Abera Kuma (02:05:56), da Etiópia, completaram o pódio.

"Estou me sentindo bem porque ganhei uma prova muito dura. Já me senti bem desde e o começo e nos últimos quilômetros percebi que estabelecer a melhor marca da prova", relatou Kimetto, que na temporada passada venceu a Maratona de Chicago.

Kimetto superou os adversários e venceu

Kimetto superou os adversários e estabeleceu a melhor marca mundial para a distância (Foto: Divulgação A Tarde)

Kimetto não foi o único a superar a marca anterior para maratona porque Emmanuel Mutai, outro corredor do Quênia, também correu abaixo da marca, ao completar a prova em 02:03:13. Kimetto e Mutai fizeram grande duelo durante a maratona até que o primeiro conseguiu abrir vantagem a partir do 38º quilômetro.

Assim, para bater a melhor mundial na distância nesse domingo, o maratonista queniano teve que travar dura batalha com seu compatriota Emmanuel Mutai, que acabou em segundo. O etíope Abera Kuma e os também quenianos Geoffrey Kamworor e Eliud Kiptanui completaram a lista dos cinco primeiros mais bem colocados.

O corredor de 30 anos de idade, que estava entre os favoritos, se desgarrou do pelotão com sete homens, incluindo os compatriotas Emmanuel Mutai e Geoffrey Kamworor, após 20 quilômetros sob a manhã fresca e ensolarada de Berlim.

Faltando quatro quilômetros, ele abriu distância de Mutai para se tornar o primeiro homem a cumprir a prova em menos de duas horas e três minutos. Kimetto conseguiu marcar, em média, o ritmo de dois minutos e 55 segundos por quilômetro. E sua segunda metade de corrida foi 30 segundos mais rápida que a primeira.

É a segunda vez consecutiva que a melhor marca mundial para a distância se estabelece na maratona de Berlim, cujo percurso é considerado o mais rápido para maratonas, depois que o queniano Wilson Kipgsang assinalou a melhor marca anterior com 26 segundos acima do tempo de  Kimetto também na capital alemã na edição de 2013.

Na prova feminina em Berlim, a vencedora foi para a etíope Tirfi Tsegaye, com o tempo de 02:20:18, seguida por sua compatriota Feyse Tadese com 02:20:27. A norte-americana Shalane Flanagan com 2:21:14 foi a terceira, logo à frente das também etíopes Tadelech Bekele e Abedech Afework.

As brasileiras Adriana Aparecida da Silva e Michele Chagas obtiveram exemplos tempos na Maratona de Berlim, na já que concluíram a prova em 10º e em 12º lugares, respectivamente. Medalha de ouro no Pan-Americano de Guadalajara, no México, em 2011, Adriana assumiu a liderança do Ranking Brasileiro, com a marca de 02:38:05.

Os resultados de Adriana e de Michele (02:42:19), ambas do Pinheiros, são melhores do que o índice exigido pelos organizadores do PAN de Toronto-2015, que é de 02:55:00. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) não anunciou ainda a marca mínima para fazer parte da delegação na competição canadense.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*