Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Quarta edição da Corrida dos Circuitos da Folia será realizada pelas ruas de Salvador nessa quinta-feira (27/02/2014)

Redação Bahiarun, 26 de fevereiro de 2014

Flyer_IV_Corrida_Circuitos_da_Folia

Amanhã, já na quinta-feira (27/02/2014) será oficialmente iniciada uma das maiores e mais famosas festas do mundo: o Carnaval de Salvador. Para muitos foliões a brincadeira estará apenas começando, para outros, entretanto, existe um modo todo especial de iniciar o período da folia – fazer os percursos numa corrida em grupo.

Fazer uma corrida de ida e volta pelos Circuitos da Folia momesca em Salvador foi uma ideia colocada em prática há quatro anos pelo ultramaratonista Roberto Ribeiro da Encarnação, que em princípio procurava divulgar a campanha do Grupo Salvador Pró-Maratona.

A reunião dos amigos deu tão certo que esse ano a corrida chega a sua quarta edição. Trata-se de um evento de corrida feito em grupo, sem fins competitivos que percorre os percursos oficiais do Carnaval em Salvador. O objetivo é motivar o turista a vir para participar da corrida e aproveitar para brincar o Carnaval ou vice-versa.
A Corrida dos Circuitos da Folia percorre as ruas que integram os três circuitos denominados Campo Grande-Praça Castro Alves, ou Circuito Osmar, Barra-Ondina, ou Circuito Dodô e Pelourinho ou Batatinha. Juntos somam algo em torno de 6km (cerca de 12km ida e volta), mas os participantes podem escolher livremente começar a correr em pontos diferentes ao longo do percurso.

A largada foi marcada para acontecer no Farol da Barra, sendo também o Farol da Barra o ponto final para a chegada. O percurso esse ano será o seguinte: Saída em frente do Farol da Barra, seguindo pelo novo calçadão até a esquina do Barra Center, passando pela R. Marquês de Caravelas, Porto da Barra, Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, contornando o Largo do Campo Grande (direção do fluxo do trânsito), passando em frente ao Teatro Castro Alves (km 4), Av. Sete, Largo da Piedade (km 5), Mosteiro de São Bento, Praça Castro Alves, Rua Chile (no sentido do trânsito atual), Praça Municipal, R. da Misericórdia, Cruz Caída, Praça da Sé, Largo do Cruzeiro de São Francisco (6,5km), contornando o Terreiro de Jesus para fazer o percurso de volta, seguindo o fluxo do trânsito, via Rua Carlos Gomes, Aflitos, Passeio Público, Campo Grande, Corredor da Vitória, Ladeira da Barra descendo, Porto da Barra, chegando em frente ao Farol da Barra, local da largada.

A largada e chegada da IV Corrida Circuitos da Folia será no Farol da Barra (Foto: José Amâncio Neto)

A largada e chegada da IV Corrida Circuitos da Folia será no Farol da Barra (Foto: José Amâncio Neto)

Acompanhando os corredores, os habituais itens de hidratação serão transportados em duas rodas, bem como a caixa de som em que irá “rolar” música de vários carnavais. A ideia é fazer a festa num ritmo bem leve para que todos possam brincar juntos e a participação seja feita em grupo.  Alguns corredores vão fantasiados, outros vão com a camisa do evento e outros irão com as camisas dos seus grupos de corrida. Na verdade, é uma grande festa que tem como objetivo "fazer os circuitos do Carnaval de Salvador" correndo.

Os participantes largam no Farol da Barra e percorrem as ruas dos circuitos oficial da folia em Salvador (Foto: Roberto Encarnação)

Os participantes largam no Farol da Barra e percorrem as ruas dos circuitos oficial da folia em Salvador (Foto: Roberto Encarnação)

O apoio do Pelotão Águia da Polícia Militar está confirmado e será responsável pela segurança no acompanhamento do grupo de corredores pelo percurso da corrida.

A concentração para a largada será a partir das 06h00m com largada marcada para às 07h00 ou assim que os motociclistas do Pelotão Águia estiverem chegado ao Farol da Barra.

O percurso é feito com alegria e descontração pelo "cortejo" dos corredores (Foto: Roberto Encarnação)

O percurso é feito com alegria e descontração pelo "cortejo" dos corredores (Foto: Roberto Encarnação)

O apoio do Pelotão de Motociclista Águia da Polícia Militar, com seus  batedores é importantíssimo para controlar o trânsito, o que permite que os participantes possam fazer a corrida com extrema tranquilidade e segurança.

A Corrida dos Circuitos da Folia contará com participação de mais de uma centena de corredores/foliões que farão o percurso munidos de muita descontração e alegria, animados por músicas dos carnavais mais antigos, sendo acompanhados com o  som adaptado em uma moto, dando a ideia de um verdadeiro “trio elétrico”, o que animará o “cortejo” de corredores por onde passar. A "moto elétirca" animará a corrida em todo o seu percurso.

Alguns participantes fazem o percurso fantasiados (Foto: Roberto Encarnação)

Alguns participantes fazem o percurso fantasiados (Foto: Roberto Encarnação)

Apesar de não ser uma corrida oficial, os organizadores disponibilizaram uma camiseta alusiva ao evento e haverá pontos de hidratação em cinco locais do percurso com água gelada e um com isotônico.

A inscrição para o evento também incluía a doação de 1kg de alimento não perecível e o participante, ao se inscrever, indicava uma instituição para receber os donativos. A instituição mais votada foi a Casa de Repouso Luna.

As doações arrecadadas com as inscrições dos participantes serão destinada à instituição Casa de Repouso Luna (Foto: Roberto Encarnação)

As doações arrecadadas com as inscrições dos participantes serão destinada à instituição Casa de Repouso Luna (Foto: Roberto Encarnação)

A instituição abriga, atualmente, 32 idosos a partir de 65 anos. Todos os donativos da IV Corrida da Folia serão entregues na instituição, que, além dos alimentos, também receberá da organização fraldas geriátricas, material de limpeza e leite em pó. A entrega será feita na própria quinta-feira (dia 27/02) a partir das 14h00 e todos os participantes estão convidados a participar dela.


3 Comentários
  1. Apenas para esclarecer.
    Este ano teremos na hidratação apenas 03 postos com água em copinho.
    1 - Largo da Vitório (topo da Ladeira da Barra)
    2 - Praça Municipal (imediações do Elevador Lacerda)
    3 - Largo da Vitória (topo da Ladeira da Barra).

  2. VERA LUCIA PEREIRA DE sOUZA disse:

    MUITO BOM ESSA PROVA AI INICIO DO CARNAVAL..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*