Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Corrida dos Circuitos da Folia chega a sua quinta edição e será realizada nesse domingo (08/02/2015) pelas ruas do Carnaval de Salvador

Redação Bahiarun, 7 de fevereiro de 2015

V Corrida Circuito da Folia

Amanhã, no domingo que antecede ao Carnaval de Salvador (08/02/2015), uma das maiores e mais famosas festas de rua do mundo,  a folia já estará iniciada com a realização da Corrida dos Circuitos da Folia.

A novidade desta quinta edição é que a festa acontecerá no domingo imediatamente anterior ao Carnaval. Esta mudança visa diminuir o impacto sobre o trânsito e os transtornos enfrentados (bloqueios diversos nas ruas) para se chegar ao local da largada.

Para muitos foliões a brincadeira estará apenas começando, para outros, entretanto, existe um modo todo especial de iniciar o período da folia – fazer os percursos numa corrida em grupo, de forma totalmente descontraída. Fantasiados ou não muitos corredores fazem desse encontro, mesmo sendo uma corrida de rua, um verdadeiro Carnaval antecipado!

Corrida da Folia 2014_chegada

Vários corredores participam correndo desse evento que antecipa o Carnaval em Salvador (Foto: arquivo Bahiarun)

 

A realização de uma corrida pelos Circuitos da Folia momesca em Salvador foi uma ideia colocada em prática há cinco anos pelo ultramaratonista Roberto Ribeiro da Encarnação, que naquela época procurava divulgar a campanha do Grupo Salvador Pró-Maratona.

A reunião dos amigos deu tão certo que foi cada vez mais sendo prestigiada, com um número crescente de participantes e esse ano evento chega a sua quinta edição.

Trata-se de um evento de corrida feito em grupo, sem fins competitivos que percorre os percursos oficiais do Carnaval em Salvador. O objetivo é motivar o turista a vir para participar da corrida, divertindo-se junto ao grupo de corredores e, depois, aproveitar para brincar o Carnaval, não necessariamente nessa ordem.
A Corrida dos Circuitos da Folia percorre as ruas que integram os três circuitos denominados Campo Grande-Praça Castro Alves, ou Circuito Osmar, Barra-Ondina, ou Circuito Dodô e Pelourinho ou Circuito Batatinha. Juntos somam algo em torno de 6km (cerca de 12km ida e volta), mas os participantes podem escolher livremente começar a correr em pontos diferentes ao longo do percurso.

A largada está marcada para acontecer logo após às 07h00, no Farol da Barra, sendo também o Farol da Barra o ponto final para a chegada. O percurso esse ano será o seguinte: Saída em frente do Farol da Barra, seguindo pelo novo calçadão até  o Porto da Barra, Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, contornando o Largo do Campo Grande (direção do fluxo do trânsito), passando em frente ao Teatro Castro Alves (km 4), Av. Sete, Largo da Piedade (km 5), Mosteiro de São Bento, Praça Castro Alves, Rua Chile (no sentido do trânsito atual), Praça Municipal, R. da Misericórdia, Cruz Caída, Praça da Sé, Largo do Cruzeiro de São Francisco, contornando o Terreiro de Jesus para fazer o percurso de volta, seguindo o fluxo do trânsito, via Rua Carlos Gomes, Aflitos, Passeio Público, Campo Grande, Corredor da Vitória, Ladeira da Barra descendo, Porto da Barra, chegando em frente ao Farol da Barra, local da largada.

O evento também reúne donativos solicitados aos participantes no ato da inscrição. Os donativos serão entregues a uma instituição de caridade escolhida por votação entre os participantes e organizadores. Ainda 20% do valor de cada inscrição serão revertidos em compras de itens indicados para um instituição escolhida.

Vários produtos são doados pelos participantes para instituições de caridade

Vários produtos são doados pelos participantes para uma instituição de caridade da cidade (Foto: corridaderuaecicloturismo.blogspot.com.br)

Roberto Encarnação informa que "Corrida Circuitos da Folia nasceu de uma reunião de amigos e, não obstante o grande crescimento do número de participantes, continua sendo um momento para se confraternizar."

"Não se trata de uma competição ou treinamento. Festa seria a melhor definição para nosso encontro e, para ficar ainda mais no clima, os enfeites e adereços estão completamente liberados, afinal nossa corrida tem tudo para continuar sendo um lindo grito de carnaval", acrescenta Roberto.


2 Comentários
  1. Os corredores-foliões fizeram bonito novamente. Já no aquecimento aquele montão de gente fantasiado mostrava que a maioria já havia compreendido o espírito desta corrida de confraternização.
    Obrigado a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*