Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Corrida Sagrada abre oficialmente com um clima festivo o calendário de corridas de rua na Bahia em 2012

André Araújo, 13 de janeiro de 2012

Edição de texto: Assessoria de Organização de Eventos/Promoção e Marketing da FBA

Foi uma verdadeira festa a abertura do calendário de corridas de rua da Bahia de 2012, que aconteceu na manhã de ontem (quinta-feira, 12/01/2012), como tradicionalmente tem ocorrido nos últimos anos, com a realização da Corrida Sagrada. O evento é realizado momentos antes da festa da Lavagem do Bonfim.

O evento é promovido pela Federação Bahiana de Atletismo (FBA) e marca o início das suas atividades no ano de 2012. A prova possui uma enorme aceitação no meio dos praticantes das corridas de rua da Bahia e esse ano contou com mais de 600 participantes inscritos, sem contar com outros inúmeros corredores que participaram da corrida mesmo sem terem efetuado inscrição.

A prova conta como o apoio da COEL, TRANSALVADOR, SESP, LIMPURB, SUMAC, Guarda Municipal, Policia Militar da Bahia, COORDOP, CPC, Esquadrão Águia da Policia Militar, Corpo de Bombeiros / SALVAR.

Era muito comum entre os corredores o cumprimento de um  “feliz Ano Novo”, visto que a Corrida Sagrada tem sido o momento de reencontro de vários praticantes das corridas de rua que se reunem após o recesso de final de ano, conferindo à prova um excelente clima festivo antes mesmo do percurso do Cortejo da Lavagem do Bonfim, uma das maiores festas de rua da Bahia.

Esse ano o vencedor na classificação geral masculina foi JOSE NILSON DE JESUS (Multsport), com o tempo de 00:19:39, seguido de ANTONIO CARLOS BORGES que ficou em segundo lugar, com um tempo de 00:19:45 e de SIZINIO PALMA DE JESUS (Hércules) em terceiro com o tempo de 00:19:48. José Everaldo Mota, um dos favoritos a vencer a prova, ficou na quarta colocação.

 

Atletas masculinos José Nilson de Jesus (1º colocado), Antônio Borges (2º colocado) e Sizíno de Jesus (3º colocado) recebem no pódio a premiação das mãos do Presidente da FBA (prof. Og Robson), tendo a Igreja do Bonfim no alto da Colina Sagrada ao fundo (Foto: Tomaz Neto)

No feminino não houve surpresas já que a prova foi vencida por GIOVANA SANTOS PEREIRA com um tempo de 00:23:48, tendo na segunda colocação a atleta ELIANE COSTA DE JESUS (FazAtleta/Grupo Dez) com um tempo de 00:23:57 e em terceiro lugar ROSANGELA FIGUEREDO SILVA (Cantina da Lua) que chegou com 00:25:4.

Prof. Og Robson (Presidente da FBA) entrega a premiação às atletas femininas Giovana Pereira (1ª colcoada), Eliane de Jesus (2ª colocada) e Rosângela Figueredo (3ª colocada) da Corrida Sagrada 2012 (Foto: Tomaz Neto)

 

A presença na corrida do grande número de participantes, tanto dos inscritos como dos que correram na “pipoca” (sem efetuar a inscrição na prova) conferiu um belo espetáculo nas ruas do Comércio antes da Lavagem do Bonfim. Vários grupos de corrida estiveram presentes com seus alunos e treinadores participando da prova, como foi o caso dos grupos Bioenergética, CEFD PM, Corpo Inteiro, Corpus Vitalle, Corba, Família Botelho, Grupo Dez, Hércules, JC Corb, Leal Academia, Nixon Fernandes (da cidade de Serrinha-BA), Sport Run Club, Tripla Forma, Triação, Viver Bem, dentre outros.

 

O grupo de Corrida Corpus Vitalle, presente em todas as edições da Corrida Sagrada, esteve presente com seus professores e com seus alunos na prova (Foto: Corpus Vitalle)

 

 

O grupo de corrida Nixon Fernandes da cidade de Serrinha (BA) também esteve presente com um número expressivo de alunos participando da Corrida Sagrada 2012 (Foto: Nixon Fernandes)

Muitos turistas e soteropolitanos que chegavam para a festa da Lavagem do Bonfim saudavam os participantes da prova gritando palavras de incentivo ao longo do percurso. “Como é uma das mais democráticas práticas desportivas, a corrida contou com a participação de corredores de várias idades que formaram um belo cinturão humano que integrou o evento esportivo à mais importante manifestação cultural do sincretismo religioso da Bahia“, declarou o prof. Og Robson, Presidente da FBA.

A participação maciça de corredores das mais variadas idades, notadamente dos mais idosos, foi matéria de destaque na reportagem de abertura do programa Globo Esporte, da TV Bahia (Rede Globo) veículada no mesmo dia da prova. O repórter Eduardo Oliveira destacou a participação do maratonista e corredor veterano Mário Pasini, participante de quase todas as edições da Corrida Sagrada,  que fez a prova e do alto dos seu quase 80 anos de vida chegou esbanjando saúde e disposição.

Assista através do link abaixo a reportagem sobre a Corrida Sagrada feita pela TV Bahia (contendo a entrevista com Mário Pasini)

Clique nos links abaixo e confira os resultados da prova

Geral masculino

Geral feminino

Categorias

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*