Assim como Marily em Salvador, Usain Bolt faz gesto típico pedindo silêncio
André Araújo, 11 de agosto de 2012
No último dia 22 de julho, a Meia Maratona da Bahia Caixa teve uma chegada tipicamente baiana feita pela dobradinha do jacobinense Giomar dos Santos no masculino e Marily dos Santos (alagoana radicada na Bahia) no feminino.
Os atletas venceram de forma categórica suas provas, desbancando os atletas quenianos que eram considerados os favoritos.
O interessante é que após cruzar o pórtico de chegada, Marily repetiu o gesto típico do atleta jamaicano, Usain Bolt, fazendo a posição como se atirasse uma flecha, imitando o homem mais rápido do mundo.

Marily, que também venceu a 1ª edição da prova no ano passado, vibrou em forma de desabafo. Antes de cruzar a linha de chegada, fez sinal como se estivesse pedindo silêncio. Logo em seguida, Marily explicou que tinha feito um gesto de resposta para os que diziam que outras atletas podiam deixá-la para trás.
Para Marily, muito se falou que a queniana Dorcas poderia vencê-la. A alagoana radicada na Bahia mantém uma hegemonia de 13 anos sem perder para ninguém no estado, em provas de qualquer distância.
Ela venceu de ponta a ponta e quando chegava para vencer a prova fez o gesto de dedo indicador a frente da boca pedindo silêncio para os que falavam demais.
De igual modo ao gesto de silêncio que Marily fez ao chegar próxima do pórtico de chegada da Meia Maratona da Bahia Caixa, Com muita irreverência, Bolt passou fazendo sinal de silêncio para o fotofinish.
É interessante ressaltar que “assim como Bolt” se referia ao raio imitado por Marily no pódio e ao desempenho obtido na prova, o atleta jamaicano repetiu o gesto de pedido de silêncio feito a cerca de um mês antes aqui pela atleta na prova baiana.
Bolt explicou que fez o gesto por terem duvidado dele na olimpíada e, coincidentemente, ele cruzou os 200m com o mesmo gesto feito pela vencedora da Meia Maratona da Bahia Caixa.
Em provas diferentes e em contextos totalmente diferentes e sem ligação entre uma ocasião e outra, tanto Bolt como Marily, calou aos céticos já que “silêncio” que foi sugerido próximo da chegada de cada um em suas respectivas provas foram direcionados aos críticos que disseram que eles não estavam preparados para vencer suas respectivas provas e que haviam outros atletas que podiam superá-los.
Usain Bolt é o atual recordista olímpico dos 200 metros rasos com tempo de 19s30 que ele atingiu em Pequim. Em 2009, no Mundial, ele quebrou a própria marca com 19s19. Depois de vencer os 100 metros rasos em Londres, com direito a bater o recorde olímpico, e os 200 metros, o jamaicano tentará repetir o feito novamente no revezamento 4x100 metros.
Depois da disputa da 15ª etapa do Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua, no domingo passado, em Fortaleza (CE), Marily dos Santos mantem a liderança na classificação parcial do ranking. A 16ª etapa do evento será neste próximo domingo, em Recife.
Marily ampliou ainda mais a vantagem na liderança já que agora ela soma 283 pontos, enquanto Roselaine de Sousa Silva continua em 2º lugar, com 241 pontos.
Das 30 corridas previstas para 2012, 15 já foram disputadas. Até agora, 269 atletas marcaram pontos no Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua, sendo 173 homens e 96 mulheres
Deixe um comentário