Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Meia Maratona da Bahia Caixa terá a disputa de mais alto nível técnico que já foi realizada no nordeste – Prova apresentará grandes duelos entre brasileiros e estrangeiros

André Araújo, 19 de julho de 2012

A Meia Maratona da Bahia Caixa edição 2012 já alcança uma marca importante que é a da prova de maior nível técnico entre todas as competições nordestinas, já que a elite dos corredores de rua do país estará presente no evento.

A corrida será realizada no próximo dia 22 de julho e terá a participação dos principais atletas de elite que atuam no Brasil. Na Meia Maratona da Bahia Caixa 2012 existe a possibilidade de haver grande disputas, tanto no masculino quanto no feminino, já que os principais atletas dos circuitos de corridas de rua nacionais estarão presentes.

Na edição desse ano a prova faz parte do calendário de Corridas de Rua do Circuito da Caixa, que reúne os melhores corredores de todo o país. Com isso, o nível da prova aumenta e a possibilidade de baixar os tempos de 2011 também. O ingresso no calendário de 30 provas que compõem o ranking ainda traz outra novidade, este ano os corredores de elite terão que passar por exame antidoping.


Um dos atletas que vem a Salvador buscar pontos para o ranking é o atleta baiano da cidade de Jacobina, Giomar Pereira da Silva. Giomar é um dos destaques da equipe do Cruzeiro, uma das melhores do Brasil. Ele é o campeão do Circuito Caixa 2011 e ocupa a liderança na classificação este ano.


Além de Giomar, participará também da prova o baiano Édson Amaro, campeão da Meia Maratona Caixa da Bahia em 2011, com 1h06m09s. Este ano, Édson já conseguiu um quarto lugar na Maratona de Santiago, no Chile, e também chega forte para tentar manter o troféu e conquistar a sua segunda vitória na capital baiana.

Atletas baianos integram o pelotão de elite da prova (Foto: divulgação Correio)

 O Cruzeiro, trará para Salvador cinco atletas de elite. “É uma disputa bacana, apesar de ser entre equipe. Amizade é amizade, mas na hora da competição o bicho pega. Cada um quer defender seu lado. Tubarão está doidinho pra engolir Giomar. E Giomar está com fome de ser pentacampeão”, afirma o diretor técnico de atletismo do Cruzeiro, Alexandre Minardi.

Entre as mulheres, a principal brasileira e favorita é a alagoana (radicada na Bahia), Marily dos Santos, atleta que vem mantendo uma longa hegemonia de vitórias em provas nordestinas. Marily foi a vencedora da edição do ano de 2011 com 01h19m32s e, no mês passado, foi a melhor brasileira na Maratona de São Paulo, conquistando o quinto lugar.

Contudo, a atleta de Feira de Santana, Graciete Moreira promete uma boa disputa com Marily. Graciete foi a quinta colocada na Meia da Bahia em 2011 com o tempo de 01h24m31s. A atleta vem conquistando ultimamente bons resultados, já que venceu  a Maratona de Londrina no ano passado, foi 2ª colocada e melhor brasileira na de Porto Alegre e ficou em terceiro na Maratona do Rio de Janeiro, brasileira mais bem classificada na prova.

Além de Marily e Graciete, a prova conta ainda com a participação da atleta Maria Zeferina Baldaia que venceu a São Silvestre em 2001, Meia Maratona do Rio (2008) e vencedora em duas edições da Maratona Internacional de São Paulo. Baldaia sempre figura entre as primeiras colocadas nas provas que participa.

Estrangeiros —
 Dois quenianos estão confirmados na segunda edição da Meia Maratona da Bahia, no próximo domingo, dia 22/07. Representantes da escola de corredores que domina as provas de rua nas últimas décadas, Abraham Kiplagat e Dorcas Kiptarus aumentam ainda mais o nível da prova já que almejam ocupar o lugar mais alto do pódio.

Dorcas já havia vencido a Meia das Cataratas em 2010 e este ano terminou em quinto lugar, com 01h15m12s. Para o treinador Moacir Marconi, o “Coquinho”, a mudança de percurso e o frio foram determinantes no resultado. “Ela sofreu muito com o frio. Estava 2ºC na chegada, ela quase teve uma hipotermia”, justifica Coquinho. O treinador planeja repetir em Salvador o tempo próximo de 01h13m. Em 2011, Marily dos Santos venceu a prova com o tempo de 01h19m32s.

Dorcas Kiptarus é uma das favoritas da prova no dia 22 (Foto: divulgaçao jornal Correio)


Abraham Kiplagat tem menos currículo que Dorcas Kiptarus, mas também ostenta o status de favorito. Campeão dos 10km de Bank Eldoret, no Quênia, o atleta africano foi quarto colocado na Meia das Cataratas, primeira meia maratona que disputou oficialmente no Brasil, com 01h02m26s. É quase quatro minutos abaixo do tempo do campeão da Meia Maratona da Bahia em 2011, Édson Amaro, que completou a prova com o tempo de 01h06m09s.

A presença de grandes atletas na prova valoriza ainda mais a disputa” comentou o coordenador do pelotão de elite, André Araújo. “A Meia Maratona da Bahia Caixa será a prova de mais alto nível técnico disputada na região nordeste nos últimos anos. Acredito que devido à participação fortes atletas a prova será bastante equilibrada”, completou André.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*