Running Daventura 2012 reuniu centenas de participantes na Praia do Forte no último sábado (09/06/2012)
André Araújo, 14 de junho de 2012
Na ensolarada manhã do último sábado (09/06/2012), centenas de participantes, postados à frente da histórica construção do Castelo Garcia D'Ávila, largaram para a edição do Running Daventura 2012.
Uma chuva leve brindou o início da manhã parecendo que teríamos um dia com clima mais ameno. No entanto, a chuva serviu apenas para acresentar uma pitada a mais de dificuldade à prova, visto que o sol despontou mais tarde com toda sua força e a chuva fez o papel de molhar bem as trilhas na mata e de tornar ainda mais pesado os trechos de areia fofa.
Esse ano o evento contou com provas com percursos de 5km , 8km, 14km e 21 km, tendo cada um deles suas dificuldades peculiares. Parte das provas foram feitas pelas trilhas da Mata Atlântica da reserva Sapiranga.
Em cada percurso o participante pôde experimentar uma corrida diferente do habitual, permitindo-se viver uma boa aventura, com trechos de trilha em mata, trechos de praia, areia fofa, além de um verdadeiro sobe e desce com trechos ora morro abaixo, ora morro acima.

Parte do percurso em trilha na mata do Running Daventura 2012 (Foto: Divulgação blog Rodolfo Lucena)
Na largada, próxima das 09h00 da manhã, o sol já era forte e acariciava a pele dos corredores com uma temperatura ambiente de cerca de 30°C. A largada sofreu um atraso de cerca de 30 minutos, o que conferiu ainda mais uma dificuldade para os menos treinados - o calor úmido da mata.
Cerca de mil participantes chegaram ao final da prova, suados e com expressão de satisfação estampada no rosto, relatando das mais variadas formas os trechos percorridos, descrevendo a experiência com uma "aventura sofrida e suada".
As trilhas percorridas nos diversos percursos foram estreitas, escorregadias, banhadas por pequenos riachos, com areia fofa, com buracos e galhos de árvores, às vezes descendo, às vezes subindo, no final da prova se tornaram apenas uma história particular de cada participante.

Vários grupos de corrida prestigiaram o evento e compuseram um belo cenário na arena da prova (Foto: Divulgação ATEC-BA)
No final, apesar dos termômetros marcarem 35°C próximo das 11h00, um clima festivo marcou o momento da entrega das premiações aos vencedores.
A premiação simbólica foi totalmente diferenciada, sendo os troféus entregues aos vencedores confeccionados com belos barcos produzidos pelo o artesanato local.
Vários grupos de corrida de Salvador estiveram presentes e com seus alunos abrilhantaram o evento. Pessoas famosas também prestigiaram a prova como foi o caso do reporter da Rede Globo Clayton Conservani, do editor-chefe da Revista Contra Relógio, Tomaz Lorenço, da ultramaratonista Fernanda Maciel (vencedora da prova de 21km) e do ultramaratonista e colunista do caderno 'Equilíbrio' da Folha de São Paulo, Rodolfo Lucena (foto abaixo).
Os cenários exuberantes que compõem a Praia do Forte serviram de palco para a edição do Running Daventura desse ano e que marcou a prova como sendo o maior evento de corrida em meio à natureza, em todo o estado da Bahia.
Para o próximo o ano, muitos corredores já confirmaram que repetirão a aventura vivida na prova brindando o contato direto com a natureza, por entre os percursos de estradas de terra, trilhas, praias e areais.
Confira abaixo os resultados publicados pela Federação Bahiana de Atletismo (FBA), responsável pela apuração dos tempos:
Deixe um comentário