Salvador deve ganhar uma pista de atletismo com certificação de qualidade no campus da UFBA em 2015
Redação Bahiarun, 7 de agosto de 2014
Fruto de um projeto do Governo Federal de descentralizar a estrutura do esporte no Brasil, Salvador deve ganhar uma pista de atletismo com certificação de qualidade no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina, em 2015. Essa notícia foi divulgada pelo jornal A Tarde no dia de ontem (quarta, 06/08/2014).
A ideia vem do próprio ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que foi alertado para a carência de estrutura olímpica na Bahia a partir de uma entrevista com A TARDE no fim de 2012. Na ocasião, ele se mostrou surpreso com o problema e garantiu um "esforço máximo pessoal para resolver a questão".
Quem salientou que a preocupação do ministro com a estrutura baiana - na realidade, com a falta dela - cresceu a partir da citada entrevista foi Ricardo Leyser, secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, secretaria vinculada ao Ministério do Esporte.
A pista de atletismo será consequência direta da Rede Nacional de Treinamento, o projeto do Ministério do Esporte para descentralizar a estrutura no Brasil. A ideia é que cada uma das 27 capitais no país tenha, ao menos, uma pista de atletismo com certificação de qualidade, uma piscina olímpica e um ginásio de esportes.
Ricardo Layser afirmou que ainda não há recursos para o ginásio em Salvador, mas o projeto da pista de atletismo já está em andamento.
"As conversas com a UFBA estão bem adiantadas. Até o fim deste ano, vamos formalizar o convênio", disse.
O fato de a UFBA ser uma instituição federal tende a agilizar o recebimento dos recursos do governo para a construção da pista, que deve ser orçada entre R$ 6 e 9 milhões.
"A construção será rápida, em no máximo seis meses. A perspectiva é que devemos começá-la em maio e terminar até dezembro de 2015. Tivemos uma boa experiência em Natal, onde tudo ocorreu muito rápido", declarou Leyser.
Fonte: Jornal A Tarde
Deixe um comentário