Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Brasileira mais bem colocada é 53ª mulher na Maratona de Nova York 2015

Redação Bahiarun, 6 de novembro de 2015

A catarinense Ana Gorini exibe orgulhosa a medalha da Maratona de Nova York 2015 (Foto: Arquivo Pessoal)

A catarinense Ana Gorini exibe orgulhosa a medalha da Maratona de Nova York 2015 (Foto: Arquivo Pessoal)

Que a Maratona de Nova York, a maior e mais famosa maratona do mundo, foi vencida por uma dupla de quenianos todo mundo já sabe. Mas o que ninguém conhece é a história da brasileira Ana Gorini. A maratonista que se inscreveu apenas quinze dias antes da prova, decidiu mesmo participar da tradicional maratona americana em cima da hora.

Ela não só conseguiu a vaga para a maratona novaiorquina como completou os 42,2km em menos de 3 horas. A atleta catarinense, que começou a correr nos Estados Unidos, foi a 53ª mulher a cruzar a linha de chegada, sendo a brasileira mais bem colocada na prova.

Quando o despertador tocou, ainda na madrugada no dia 1º de novembro, a vontade de Ana era voltar a dormir. Havia treinado pouco, não vivia seu melhor momento e estava desanimada para levantar da cama e enfrentar os 42,2km que a esperavam lá fora. Mas ela acabou indo. Venceu a indecisão e saiu de casa para se tornar a primeira mulher brasileira a cruzar a linha de chegada da 45ª Maratona de Nova York.

A relação com a corrida começou, coincidentemente, nos Estados Unidos. Durante um intercâmbio, em 1993, a catarinense ganhou muito peso. Com quase 80kg, decidiu correr para emagrecer. Aos poucos, foi tomando gosto pelo que, inicialmente, era um sacrifício. "Quando voltei ao Brasil, comecei a participar de provas de 5km, 7km e 10km. Eu largava pra completar a prova, sem preocupação com o tempo.  Mas como não tinha muita gente na minha faixa etária, eu sempre acabava ganhando" contou Ana.

Os anos passaram, e a corrida de rua se popularizou no Brasil. Mesmo com outras muitas pessoas competindo em sua faixa etária, Ana continuava a vencer as provas. A primeira maratona veio em 1999, ela se inscreveu faltando um mês para a prova, feita em 03h26min.

Em 2002, foi a primeira sul-americana a cruzar a linha de chegada da Maratona de Paris. Ficou de 2004 a 2009 sem fazer provas longas e, no ano seguinte, venceu a Maratona de Punta Del Este, quebrando o recorde do percurso com o tempo de 03h03min.

Apesar do talento para a corrida, ela nunca se dedicou exclusivamente ao esporte. "Uns amigos me incentivaram a correr a primeira maratona depois de eu ter feito um treino de 18km com eles. Eu nunca tinha corrido mais do que isso. Resolvi participar da maratona e me inscrevi de última hora e fique muito feliz com o resultado. No ano seguinte, me preparei e fiz novamente a maratona de Porto Alegre, desta vez em 03h23min", revelou Ana.

"É possível correr bem sem ser atleta profissional e abrir mão da vida pela corrida. A corrida não é minha profissão, sou professora universitária, então eu tenho que conciliar as duas coisas. Eu não sei se corro bem porque sou dedicada em tudo o que eu faço ou se o fato de correr há muito tempo me tornou uma pessoa mais dedicada. É difícil dizer o que veio antes", complementa a maratonista.

Ana vivia sua melhor fase na corrida quando sofreu uma fratura por estresse. Em seguida, descobriu duas protrusões de disco e teve que intercalar os treinos com exercícios para fortalecer a coluna. Esta foi a saída encontrada por ela para continuar a praticar o esporte. Em setembro, foi morar em Nova York, interrompendo o tratamento das lesões.

A perspectiva não era boa para ela por causa dos resultados dos exames e Ana informou que "Os médicos disseram que eu deveria trocar de hobby. Mas não era uma dor que me faria parar de correr. Comecei a fazer fisioterapia e fortalecimento muscular e parei de seguir planilhas, correndo o que seria possível de ser feito naquele dia".

No último domingo, em Nova Iorque, o corpo de Ana Gorini estava pedindo que ela corresse os 42,2km. Ela fez isso. Completou, então, a prova com o tempo de 02h59min, foi a 6ª colocada geral em sua faixa etária, sendo a 3ª entre as amadoras de sua categoria e a 53ª entre as mulheres, deixando para trás muitas profissionais e boa parte dos mais de 50 mil participantes inscritos.

Ana posa para foto antes de disputar a Maratona de Nova York e ser a primeira mulher brasileira (Foto: Arquivo Pessoal)

Ana posa para foto antes de disputar a Maratona de Nova York e ser a primeira mulher brasileira (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela desviou de outros atletas, tropeçou em copos, bateu na mão do público para receber energia, leu cartazes, admirou a beleza do Central Park... tudo em menos de três horas. Mais uma vez, a cidade americana marcou para sempre a vida dessa corredora catarinense.

"Nunca faço mais de um prova longa por ano, já tinham sido duas em 2015. Mas estaria morando em Nova York de novo, como não fazer a prova? As inscrições haviam esgotado, só que surgiram vagas de brasileiros que tinham desistido. Assim, resolvi me candidatar e consegui uma das vagas faltando apenas duas semanas para a prova. Na verdade, mal tive tempo de treinar. Não estava em um astral legal, acordei desanimada, mas fui assim mesmo assim e dei meu melhor. Não esperava fazer abaixo de 03h15min. Foi muito emocionante", comemorou a atleta brasileira.

Ana Gorini completou os 42,2km da Maratona de Nova York 2015 com 02h59min (Foto: Arquivo Pessoal)

Ana Gorini completou os 42,2km da Maratona de Nova York 2015 com 02h59min (Foto: Arquivo Pessoal)

O Quênia dominou a Maratona de Nova York 2015, nos Estados Unidos, com Stanley Biwott vencendo entre os homens, e Mary Keitany conquistando a prova pela segunda vez entre as mulheres.

A primeira edição da Maratona de Nova York foi realizada em 1970 e contou com somente 127 participantes. O percurso, que era ao redor do Central Park, foi concluído apenas por 55 atletas. Passados mais de 30 anos, esses números foram alterados drasticamente.

A Maratona de Nova York tem a participação de aproximadamente 50.000 corredores procedentes de 120 países. Além disso, a prova conta com mais de 2 milhões de pessoas que saem às ruas para acompanhar a competição e 315 milhões de telespectadores ao redor do mundo.

Participantes no percurso da Maratona de Nova Iorque (Foto: Divulgação)

Participantes no percurso da Maratona de Nova Iorque (Foto: Divulgação)

A corrida acontece sempre no 1° domingo de novembro, partindo do distrito de Staten Island, percorrendo todos os outros quatro (Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan), com chegada no interior do famoso Central Park. Entre os milhares de participantes, muitos vão apenas para se divertir.

Fonte: Site Eu Atleta


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*