Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Atletas brasileiras conquistam índices olímpicos no Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo

Redação Bahiarun, 17 de maio de 2016

Fabiana e Maila, atletas dos 100 m _Foto_Carol Coelho_CBAt

Fabiana e Maila, atletas dos 100m com barreiras (Foto:. Carol Coelho/CBAt)

A quarta etapa do Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, disputada na nesse final de semana, no Estádio Olímpico do Engenhão, no Rio de Janeiro, registrou novamente bons resultados para a Seleção Brasileira na conquista de seu nono título por equipes na competição, que foi válido como evento-teste oficial para a Olimpíada do Rio 2016.

Jailma Sales de Lima, por exemplo, obteve o índice olímpico nos 400m ao vencer a prova com o tempo de 51.99, a melhor marca pessoal da temporada. "Estava querendo voltar a correr na casa dos 51.00 desde o ano passado e finalmente consegui", comemorou a paraibana, de 29 anos

Já a paranaense Kauiza Venancio conquistou a medalha de bronze nos 200m do Ibero-Americano Caixa de Atletismo, com o tempo de 23.18 (0.2), na manhã desta segunda-feira (16/05). Com o resultado, a velocista obteve o índice exigido (23.20) pela IAAF para a Olimpíada do Rio.

"Estava muito perto e finalmente desta vez o índice saiu", comemorou a Kauiza Venancio, que não tem dúvidas de que melhorará a marca até o Troféu Brasil, em julho próximo.

Ela é a quarta qualificada na prova. Além de Kauiza, também possuem a marca mínima exigida Rosangela Santos, Ana Claudia Lemos e Vitória Cristina Rosa. Somente três poderão ser inscritas na Olimpíada. A CBAt chamará a campeã do Troféu Brasil Caixa e as duas mais bem colocadas no Ranking Brasileiro de 2016, dentre as que estejam qualificadas.

Na final da prova no Ibero-Americano, Franciela Krasucki sentiu uma lesão muscular na coxa direita, quando já estava na entrada da reta de chegada, e abandonou a prova. Foi atendida pelo serviço médico da competição. Ela será avaliada nos próximos dias para saber a gravidade da lesão.

Já Rosangela Santos não largou. Ela sentiu mal-estar após a semifinal de domingo, também precisou ser atendida pelos médicos.

Em reunião com o técnico Carlos Alberto Cavalheiro, foi decidido poupar a atleta da final. "Ela ficou algum tempo sem se alimentar e logo após a prova, ela chegou a 'apagar' mesmo. Achamos melhor que ela descansasse", comentou o treinador.

franciela-krasucki-deixa-pista-do-engenhao-em-cadeira-de-rodas-durante-o-ibero-americano-1463413872507_v2_900x506

Franciela Krasucki deixa pista do Engenhão em cadeira de rodas durante o Ibero-Americano (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Na segunda-feira (16/05), mais duas atletas asseguraram qualificação para a Seleção Brasileira que disputará a Olimpíada do Rio 2016. Fabiana Moraes e Maila Machado conquistaram as medalhas de ouro e de prata nos 100 m com barreiras, com os tempos de 12.91 e 12.99 (-0.2 de vento), correndo abaixo do índice exigido de 12.00.

Com isso, as duas atletas ajudaram o Brasil a conquistar o nono título em 17 edições do Ibero-Americano de Atletismo, em competição válida como evento-teste para os Jogos do Rio 2016.

A Seleção Brasileira somou 52 medalhas nos três dias do torneio, aberto no sábado (14/05), que reuniu mais de 400 participantes de 25 países. A conquista do título brasileiro teve 16 medalhas de ouro, 17 de prata e 19 de bronze.

Fonte: CBAt (texto editado)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*