Atletismo baiano se destaca com a atuação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016
Redação Bahiarun, 13 de agosto de 2016
As provas do atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 começaram nessa semana e o atletismo baiano se destaca com uma relevante atuação, já que conta com a presença dos representantes em todos os segmentos, sendo duas atletas na maratona olímpica, cinco árbitros e dois oficiais antidoping.
Trata-se do único estado da região Norte e Nordeste do pais que atende a todos os segmentos da modalidade e em número nunca visto em um competição de nível das Olimpíadas.
Sem dúvidas, a presença destacada dos profissionais do atletismo da Bahia é um grande marco para o esporte baiano.
"Estes números coroa todo o trabalho desenvolvido pelo o atletismo baiano em um ciclo Olímpico. Assim, todos nós da família atlética sentimos orgulho e compartilhamos com todos este grande feito", Declarou o prof. Og Robson, presidente da Federação Bahiana de Atletismo (FBA)>
"Não é nada fácil ter cinco árbitros com este nível para atuar nos jogos olímpicos. A convocação é um reconhecimento ao trabalho extremamente competente da atuação de nossos árbitros", ressaltou o presidente da FBA, prof. Og Robson.
O prof. Og ainda salientou que para o Departamento de Árbitros da FBA trata-se do coroamento do trabalho desenvolvido pelo corpo técnico da FBA, e acrescentou "agradecemos a todos que contribuíram diretamente e indiretamente para que nós conseguíssemos alcançar o mais alto degrau de nossas carreiras".
No domingo, 14/08 às 09h30, Graciete Moreira e Marily dos Santos estarão percorrendo as ruas do Rio na maratona feminina, lutando com as atletas africanas, favoritas da prova. Marily e Graciete tentam uma inédita medalha olímpica.
A outra maratonista brasileira que estará junto com Marily e Graciete é Adriana Aparecida da Silva que também tentará conquistar uma medalha olímpica na maratona feminina no Rio 2016.
O Programa Oficial do Atletismo conta com 47 provas, 24 masculinas e 23 femininas. Apenas uma disputa é unicamente para homens: a marcha de 50 km. O esporte, portanto, distribui 141 medalhas.
No primeiro dia, houve três provas finais: 10.000 m feminino, 20 km marcha masculina e arremesso do peso feminino.
O Brasil teve Tatiele de Carvalho nos 10.000 m os marchadores Caio Bonfim, José Alessandro Bagio e Moacir Zimmermann nos 20 km e a arremessadora Geisa Arcanjo no peso como representantes do país, porém não conquistou medalhas olímpicas nessas provas.
Deixe um comentário