A organização da Maratona do Rio 2018 confirma a realização da prova mesmo com a paralisação dos caminhoneiros
Redação Bahiarun, 28 de maio de 2018
A organização da Maratona do Rio confirmou hoje com uma nota nas redes sociais a realização da prova, mesmo com os impactos existentes pela paralisação dos caminhoneiros, com todos os efeitos causados em vários estados de todo o país..
Segunda a nota publicada, a organização da prova está acompanhando os desdobramentos relativos à paralisação dos caminhoneiros e as medidas para a realização do evento estão sendo tomadas em todos os âmbitos para que a prova não sofra impactos.
Esse ano a prova conta com seguintes percursos: 42,2km, 21,1km, 10km, 6km, corrida infantil, programação cultural e Expo do mercado de running e fitness. Segundo os organizadores, o evento movimenta cerca de R$200 milhões na economia carioca.
A PROVA
No fim de semana do feriado de Corpus Christi, dias 2 e 3 de junho, a Maratona levará 38 mil pessoas para a orla da Cidade Maravilhosa. O evento, que engloba corridas de rua de 42km, 21km, 10km e 6km, uma prova infantil – a Maratoninha Gloob, e o Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km), é conhecido por transbordar a prática do esporte.
A Maratona do Rio conta uma programação de shows na orla e exposição cultural (Maratona com Arte), além de uma Expo com produtos variados do mercado de corrida e palestras, com entrada gratuita (Expo Rio Run).
Para colocar de pé um evento dessa magnitude, a Dream Factory e a Spiridon Eventos, responsáveis pela organização, dispõe de uma estrutura gigantesca e com aproximadamente 3 mil pessoas envolvidas diretamente.
Em 2018, o evento que é considerado uma das provas mais belas do planeta, apontou crescimento de 15% no número de corredores e ganhou mais um dia de evento.
A edição desse ano receberá corredores de mais de 50 países e pessoas de todos os estados brasileiros. No perfil geográfico, 65% dos inscritos são de fora da capital carioca. Os moradores do Rio de Janeiro representam 35%, os paulistas impressionam e são 24% dos corredores, os mineiros vêm logo em seguida (10%), seguido por Distrito Federal (4,5%).
O nordeste também marca presença: Bahia é 5º estado com mais participantes – (3,1%) e Ceará o 6º (3%). Entre os estrangeiros que disputarão a Maratona do Rio, mais de 42% estão nos 42km. Os argentinos seguem líderes do ranking entre os corredores que vêm de fora do país.
A Bahia levará cerca de 870 participantes nas provas do Rio, contando com a presença de todos os grupos de corrida da capital soteropolitana e vários outros do interior do estado. No nordeste a Bahia é o primeiro estado a levar mais participantes, sendo o quinto estado do país com mais participantes no evento.
“A Maratona do Rio é muito mais do que uma corrida de rua. É um evento que mexe positivamente com a cidade de diferentes formas, movimenta a economia, o setor turístico e ainda eleva a imagem da Cidade Maravilhosa”, explica Duda Magalhães, CEO da Dream Factory.
Com perfil democrático, a Maratona do Rio receberá corredores de diferentes idades. Os pequenos de 3 a 10 anos participam da inédita Maratoninha Gloob. Mais de 5% dos participantes do evento têm mais de 60 anos: sendo 40% nos 21km e 37% nos 42km.
Seguindo a tradição e a força feminina nas corridas de rua, as mulheres continuam sendo a maioria de inscritos na Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro (21km), com 53%, e na Family Run (6km – 70% e 10km-65%). Na Maratona, elas representam 28% das mulheres.
Deixe um comentário