Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Challenge Salvador 2019 reuniu mais de 800 atletas no último final de semana

Redação Bahiarun, 31 de outubro de 2019


Challenge-Salvador teve a segunda edição disputada no último final de semana (Foto: Divulgação)

Foi realizada no último final de semana (sábado,26/10 e domingo 27/10) a segunda edição do Challenge Salvador 2019. A prova foi disputada sob sol forte, no trecho entre Itapuã e Piatã, na distância de 1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida, a chamada “Half-Distace” pela Challenge Family. Os vencedores foram Igor Amorelli e Bruna Mahn.

A competição reuniu os principais atletas do circuito nacional. O evento, que contou com a participação em torno de 800 atletas de 21 estados brasileiros e 3 países (Brasil, Espanha e Argentina) na praia de Piatã, conseguiu reunir um grande público durante os dois de competição.

A competição é inspirada na versão original criada na cidade alemã de Roth. Trata-se de uma disputa de cinco provas de curta, média e longa duração envolvendo natação no mar, ciclismo e corrida de rua.

A prova principal aconteceu no segundo dia do evento e é classificatória para o Mundial do Challenge, que acontecerá em 2020, em Samorín, na Eslováquia. Os seis primeiros colocados de cada categoria (masculina e feminina) garantem vaga, assim como os cinco primeiros classificados da elite.

A etapa de natação contou com um belo cenário, tendo como pano de fundo um dos cartões postais da cidade, o Farol de Itapuã. A água estava com temperatura agradável, verde e cristalina, tanto que o uso de roupa de borracha não foi liberado.

Realizado pela Federação Baiana de Triathlon (Febatri), em conjunto com diversos órgãos públicos, a prova foi considerada uma das mais disputadas e difíceis competições do Brasil. O evento serviu como classificatória para o Mundial de Triathlon em Samorín, na Eslováquia.

O Clallenge Salvador 2019 serviu como classificatória para o Mundial de Triathlon em Samorín, na Eslováquia (Foto; Divulgação)

Esta edição de 2019 é um novo marco para o triathlon. Foram dois dias alegres e muito emocionantes. A Febatri está muito satisfeita com os resultados alcançados e, acima de tudo, por ter conseguido atrair diferentes grupos de atletas para a prova, e também contribuído para atrair turistas para a nossa cidade", afirmou Cleber Castro, Presidente da Febatri.

Os resultados gerais das provas já foram divulgados pela Febatri desde a última segunda (28/10). Os destaques do triathlon foram: na “Elite Feminina”, Bruna Mahn (São Paulo), Carol Furriela (São Paulo), e Júlia Kruger (Santa Catarina). Na “Elite Masculina”, Igor Amorelli (Santa Catarina), Paulo Maciel (Distrito Federal), Chicão Ferreira (Santa Catarina), Edi Monteiro (São Paulo) e Bruno Matheus (Paraná).

O evento foi bastante elogiado pelos atletas e pelo público, que pode acompanhar todo o percurso através da transmissão na Arena do evento e protegidos do Sol. Realizamos essa segunda edição, e subimos mais um degrau na evolução do esporte na Bahia. Foi um grande sucesso!”, destacou ainda o Presidente da Febatri.

 

A competição é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Federação Baiana de Triathlon (FebaTri). "O triathlon hoje é a modalidade olímpica que mais cresce no mundo e está crescendo muito em Salvador, porque engloba todas as idades. A Bahia está em terceiro lugar no Brasil em desenvolvimento do triathlon e a gente quer o primeiro lugar", comentou o presidente da FebaTri, Cléber Castro.

O presidente da Saltur Isaac Edington, o prefeito ACM Neto e o presidente da FebaTri, Cléber Castro (Foto: Marina-Silva-Correio)

O Challenge Salvador contou com uma série de competições que englobam provas para todas as idades. A prova principal prova, "Half-Distace”,valeu pontos para o Ranking Baiano de Longa Distância.

Além da prova principal, o evento contou ainda com outras provas como a Challenge Sprint Distance - com 750m de natação, 10 km de ciclismo e 5km de corrida, que foram feitas por homens e mulheres acima de 18 anos, e o Challenge Júnior, que contou com três categorias com distâncias variáveis conforme a idade da criança; e ainda o Challenge For All, com corridas de rua, com percursos de 5km e 10km.

Na meia maratona, os líderes lutaram contra o calor e fizeram corridas com tempos próximos a seus perseguidores, mas a vantagem construída sobre os pedais, como dito, foi determinante para cruzarem em primeiro lugar a linha final montada com um belo pórtico de chegada, integrado à escultura Guaramuru-Guaçú, do artista plástico Ray Vianna, e um painel de Led onde o público podia acompanhar parte da disputa.

Ao final, Igor Amorelli estava realizado por ter voltado a vencer após um ano difícil. “A prova foi bem dura, mas foi muito legal. O dia está quente, mas está lindo. A corrida estava difícil neste final. O vento contra até foi bom, pois ajudou a refrescar. Tô muito feliz com a conquista, pois vim de uma série de maus resultados, então, pra mim, pessoalmente, foi muito bom ter vindo aqui!”, disse um emocionado Amorelli após a vitória.

Bruna Mahn ressaltou a força que fez na bike. “Na primeira volta da natação errei a navegação e nadei a mais, já a segunda volta foi um pouco melhor. Saí da água em segundo lugar, fiz um ciclismo forte e consegui assumir a liderança e abrir uma certa vantagem porque sabia que a corrida seria dura devido ao calor. E realmente, a corrida não encaixou… mas consegui administrar bem e garantir a vitória! Estou muito feliz e motivada pra temporada de 2020!”, contou a campeã após a chegada.

Para Cleber Castro, Presidente da Febatri, a prova foi resultado de um esforço coletivo. “Colocamos praticamente 800 atletas no evento, distribuídos nas provas de Sprint, Aquathlon, Corrida, Travessia aquática, Corrida e o Triathlon Half Distance, e isto só foi possível pelo envolvimento e o apoio essencial dos órgãos públicos da Prefeitura. Tivemos um excelente suporte para a logística do trânsito e montagem do percurso de 90km de bike na orla da cidade, isso tudo num belo dia de sol, que lota as praias. Pensamos muito nos detalhes, tanto que havia um centro de recovery pós-prova, grandes coberturas para público se proteger do sol, tendas também no percurso para staffs da hidratação, mecânicos de bike na pista para dar suporte a atletas, além da qualidade na arbitragem, utilizando árbitros com experiência Internacional em eventos olímpicos e mundiais”, contou ele.

Resultados aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*