Maratonista Etíope supera melhor marca mundial feminina na maratona de Berlim
Redação Bahiarun, 12 de outubro de 2023
A maratonista etíope Tigst Assefa bateu a melhor marca mundial feminina ao vencer a maratona de Berlim, na Alemanha no mês passado (domingo, 24 de setembro de 2023).
Assefa completou a prova como o tempo de 2h11min53s, concluindo a prova com dois minutos a menos que a detentora anterior da melhor marca – a queniana Brigid Kosgei, que tinha conseguido a excelente marca de 2h14min04s, na maratona de 2019 em Chicago (EUA).
A grande maioria das competidoras correram juntas no início da prova, passando os cinco quilômetros com 15min58s. Quando a distância chegou nos 15km, próximo aos 47min26s, Assefa e sua compatriota Workenesh Edesa já tinham aberto uma boa distância da queniana Sheila Chepkirui.
Após os 15km, ssefa começou a dominar e conseguiu deixar Edesa para trás, ficando apenas com a companhia de alguns atletas que corriam junto para marcar o tempo de prova.
Quando percebeu que estava sozinha na linha de frente, ela parece ter se sentido mais segura e começou a acelerar o ritmo com o objetivo não apenas de vencer a prova, mas também quebrar a melhor marca para a maratona.
Assim, a maratonista da Etiópia venceu a maratona e superou a marca feminina. Sheila Chepkirui, da Quênia, terminou na segunda posição em Berlim, com um tempo de 2h1749s, enquanto Magdalena Shauri, da Tanzânia, ficou com o terceiro lugar após completar a prova em 2h1841s.
Fonte: Gazeta Press
Deixe um comentário