Mulheres que correm – uma tendência de bem-estar que conquista mais adeptas
Redação Bahiarun, 27 de agosto de 2024
Olivia, Debora e Nathalia praticam a corrida de rua, prática despotiva que vem ganhando mais adeptas (Foto: Reprodução Instagram)
Nas redes sociais e fora delas, a corrida de rua, com as meias maratonas e maratonas, estão cada vez mais populares, e em especial entre as mulheres.
A prática deixou de ser apenas por saúde e se tornou um estilo de vida. Apresentamos três adeptas apaixonadas por essa prática desportiva.
Olívia Nicoletti, jornalista, escritora e influenciadora de 33 anos, que começou no esporte há 10 anos conta que “Lembro exatamente como a corrida entrou na minha vida. Eu estava passando por um término de relacionamento e a situação estava muito difícil. Não conseguia dormir, nem comer. Certo dia, coloquei o tênis e saí para correr”.
Naquele início, Olívia se recorda de correr no Parque Trianon, em São Paulo, com um tênis qualquer e sem preparo. “Não lembro nem de ter completado nem 1km”, comenta ela, rindo. “Naquela noite, voltei a dormir pela primeira vez após o término, os meus pensamentos se dissiparam, finalmente consegui descansar.”, completou.
O esporte se tornou o escape emocional que Olívia precisava. Nos dias seguintes, ela voltou a correr, em busca da mesma sensação e foi então que ela começou nos treinos.
A corrida de rua é popular há décadas, mas tem ganhado cada vez mais adeptos apaixonados e que, agora, tem exibido com frequência os treinos e conquistas pessoais nas redes sociais.
De acordo com uma das maiores plataformas de venda de inscrições para eventos esportivos no Brasil, a Tickets Sports, em 2022 foram realizadas 1.181 corridas em todo o país. Já em 2023, o número pulou para 1.421, uma alta de 20%.
De acordo com uma famosa marca de tênis, os eventos das corridas de rua tem contado com uma excxelente presença feminina nas provas, o que comprova o crescimento da modalidade entre elas.
Desde 2018, são as mulheres que dominam esse cenário com 50,24% de presença nas corridas de rua, segundo o mapa global da corrida recreativa, State of Running. Esse número, se depender do crescente movimento na internet, deve aumentar. No Instagram, 1,4 milhões de pessoas já fizeram posts usando a hashtag #maratona.
Existe um componente comportamental e geracional nesse assunto. Com uma busca maior por saúde e prática de esportes, os dados de um estudo internacional do Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a Geração Z (dos nascidos a partir de 1995) é a mais saudável e sóbria de todos os tempos.
“A Geração Z tem encabeçado o movimento das corridas, junto com os mais jovens. Esse é um grupo demográfico mais diverso, impactado emocionalmente por temas como isolamento social, instabilidade financeira e incerteza profissional”, informa o estudo
Nathália Medeiros, influenciadora de moda de 34 anos, começou na corrida para ajudar na saúde mental, mas seu relato sobre como se apaixonou pelo esporte é diferente. “Eu fazia academia, mas durante a pandemia tudo fechou. Totalmente reclusa em casa, o que eu mais fazia era comer. E eu amo comer, me sinto feliz. No final da quarentena, eu havia engordado 8 quilos e, diante de tudo o que estava acontecendo, comecei a sofrer com crises de ansiedade. Foi então que decidi fazer esportes ao ar livre e a corrida me pareceu uma ótima opção. Eu tinha umas amigas que corriam, e elas me motivaram bastante”, diz a carioca.
Débora Taylor, de 44 anos, gerente comercial, começou a correr com os recursos que tinha em casa: roupas do Brás e tênis que já faziam parte do guarda-roupa. Para ela, mãe solo, moradora da periferia e corredora desde 2015, o prazer na prática da corrida tem o poder de fazer as pessoas se interessarem mais por esporte.
A verdade é que maneiras para encontrar motivação é o que não falta. O Strava, aplicativo de monitoramento de exercícios físicos, é um deles. O app tem mais de 120 milhões de usuários em 190 países, e cerca de 40 milhões de atividades publicadas por semana. Nele, existe um grupo chamado “Mulheres que Correm”. Na descrição, diz: “Corrida com propósito. Treinos femininos de corrida. Empoderamento. Combate à violência contra mulher”.
A prática da corrida, muito mais do que um esporte, é um estilo de vida. Por isso, há todo um cuidado do mercado de moda envolvendo esse universo. A prova é que, em 2024, as pesquisas relacionadas ao universo da corrida dispararam com um aumento de buscas de 200% em comparação com 2023 no Pinterest. Entre os temas mais presentes, estão: corrida aesthetic, corrida de rua, look corrida e look corrida feminino.
𝐹𝑜𝑛𝑡𝑒: 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑒 𝐶𝑙𝑎𝑖𝑟𝑒 (𝑡𝑒𝑥𝑡𝑜 𝑎𝑑𝑎𝑝𝑡𝑎𝑑𝑜)
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