Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Maratonista queniano, considerado milionário, vence a Maratona Olímpica no Rio 2016

Redação Bahiarun, 21 de agosto de 2016

Vencedor da maratona, Eliud Kipchoge cruza a linha de chegada com da Maratona Olímpica no Rio 2016 ( Athit Perawongmetha/Reuters)

O vencedor, Eliud Kipchoge, cruza a linha de chegada e conquista a medalha de ouro na Maratona Olímpica do Rio 2016 ( Athit Perawongmetha/Reuters)

O maratonista queniano Eliud Kipchoge foi o grande vencedor hoje da Maratona Olímpica ao conquistar a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

O maratonista completou o percurso realizado na maior parte sob chuva fina com o tempo de 02h08min44s, fechando assim a trinca de medalhas olímpicas neste domingo ao conquistar o ouro na maratona na Olimpíada do Rio 2016.

Eliud Kipchoge que foi medalha de Prata em Atenas em 2004 e conquistou a medalha de bronze em Pequim 2008, ambas nos 5000 m. No Rio, neste domingo, ele fechou a trinca de medalhas olímpicas  ao conquistar o ouro no Rio.

O campeão queniano que já tinha obtido vitórias nas mais importantes provas mundiais, quando aos 31 anos fez a melhor marca da temporada em maratonas (02h03min05) em abril, ficou a apenas 8 segundos do recorde mundial, do seu compatriota Dennis Kimetto.

Mesmo assim, Kipchoge ainda leva uma vida de iniciante: limpa banheiros, mora fora de casa e fica longe da família. Tudo para se manter motivado. É assim que o queniano explica a decisão de viver num alojamento em vez de aproveitar o conforto da bela casa que possui em Eldoret, a principal cidade do oeste do Quênia.

Ele já é um milionário do atletismo. Ganhou dinheiro vencendo maratonas de primeiro nível, Campeonatos Mundiais, bonificações por duas medalhas olímpicas (nos 5.000 metros) e fechando grandes contratos de patrocínio.

Kipchoge disparou  a partir do km 35 e assim, ele cruzou a linha de chegada com mais de um minuto de vantagem para garantir a sua terceira medalha olímpica na carreira de atleta.

O segundo colocado e medalha de prata foi Feyisa Lilesa (02h09min54s). O bronze ficou com o americano Rupp com o tempo de 02h10min05s.

Cumprindo bem a sua proposta de corrida, Paulo Roberto de Paula terminou como melhor brasileiro da prova na 15ª colocação. Ele manteve-se no pelotão intermediário ao longo de toda a prova a escalou posições a partir do km 20. Foi de 55º a 15º e chegou próximo ao top-10 planejado. Completou a prova em 02h13min56s.

Já Marilson Gomes do Santos se aposentou do atletismo aos 39 anos fazendo os 42,195km da maratona em 02h19min09s, um tempo muito acima do que ele está acostumado a desempenhar.

O fundista, que já venceu duas vezes a maratona de Nova York e três vezes a São Silvestre, encerrou a carreira neste domingo e tinha um semblante decepcionado ao final da prova.

O outro maratonista brasileiro participante da maratona dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Solonei Rocha da Silva tinha a expectativa de fazer bonito na prova realizada neste domingo, mas chegou em 78º lugar, um resultado com o qual ele disse se sentir frustrado.

"Infelizmente, hoje não foi o meu dia. Fico triste pelo resultado, mas feliz por saber que cheguei aos Jogos Olímpicos mesmo começando muito tarde dentro do atletismo, passando por muitas dificuldades", comentou após a prova Solonei.

Fonte: UOL (texto editado)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*