Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

A AVAB completa de 35 anos de história no atletismo baiano – 1ª parte

Redação Bahiarun, 11 de julho de 2014

Trofeus_Volta_ao-Parque_2013_2

No dia 26 de julho próximo (será num sábado) a AVAB realizará, com Permit e apoio técnico e logístico da Federação Bahiana de Atletismo, a XV Corrida Dois de Julho no Parque Metropolitano de Salvador.

Infelizmente neste ano, excepcionalmente, por razões atribuídas à realização da XX Copa do Mundo de Futebol, em nosso país, cujo órgão máximo impõe as suas regras e procedimentos, fomos impossibilitados de realizar o evento saindo do Centro Histórico da Cidade do Salvador e percorrendo as ruas centrais da cidade.

Neste ano de 2014, a supracitada prova será a 3ª do calendário AVAB  2014, do qual fizeram parte a 34ª  Corrida do Itaigara e a 33ª  edição da Corrida Raymundo Balthazar da Silveira. Quanto a esta última, teve um sentido todo especial pelo fato de ter ocorrido no dia 1º de maio (Dia do Trabalho) e dia também de comemoração dos 35 anos de fundação da entidade que foi oficializada em 01/05/1979.

Ainda em 1º. de maio, em cumprimento ao estatuto da entidade, foi realizada uma Assembleia Geral no Porto dos Tainheiros em Itapagipe, local da corrida, na qual  foi eleito o atleta e associado Sr. Adaltro Rios de Azevedo, presidente da entidade para o biênio 2014-2016.

E por se falar em Itapagipe, cabe registrar que foi lá que tudo começou em termos de acontecimentos que marcaram os primórdios da criação desta modalidade de atletismo na Bahia.

Segundo palavras de Cid Mascarenhas, um dos baluartes na criação da AVAB,  o qual ainda vive, apesar de se encontrar bastante doente e debilitado, tudo começou da seguinte maneira: Clóvis Sampaio, representante comercial paulista que veio residir em Salvador foi o principal idealizador da AVAB e que, ao se encontrar com o próprio Cid Mascarenhas e outros interessados, desenvolveram um trabalho de estruturação incipiente do atletismo na Bahia.

Clóvis já praticava corrida na Cidade de São Paulo e resolveu formar em nossa terra, uma associação de corredores veteranos. Inicialmente procurou a Federação Bahiana de Atletismo e lá alguém lhe informou que procurasse Cid Mascarenhas por ser o mesmo bastante interessado além de ser um renomado desportista na modalidade de natação, com importantes troféus conquistados não somente na Bahia, mas também em outros Estados da Federação. Ele era sócio do famoso Clube de Regatas Itapagipe (na época) e o representava em grandes torneios e disputas de troféus de natação por todo o Brasil.

Aconteceu então, na noite de um sábado de dezembro de 1975, a primeira corrida de veteranos na Bahia, marcando assim o início de um período fértil de competições numa fase em que não havia promoção de eventos dessa natureza em Salvador.

A AVAB passou a existir de fato, mas não de direito. Sua fundação oficial veio ocorrer no dia 1º. de maio de 1979 na sede do Esporte Clube Santa Cruz (de remo), no Porto dos Tainheiros, “dia aquele em que o sol brilhou intensamente’’ citando palavras de Cid Mascarenhas.

Estavam presentes na assembleia de fundação, nove membros a seguir enumerados: Clóvis Sampaio (1º. presidente), Clorivaldo Farias, Peter Whitney (cônsul americano na época), Walter Cruz, Raymundo Balthazar da Silveira, Afonso Carlos Pereira, Emanuel Abade de Moraes, Simão Pereira e o próprio Cid Mascarenhas.
Acompanhe através do Site da AVAB as narrações de fatos marcantes e curiosos nos 35 anos de existência da AVAB.

Fonte: Site AVAB


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*