Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

CAIXA Wine Run 2014 coloca Lagoa Grande (PE) no calendário das dez melhores corridas do Brasil e alavanca turismo no Vale do São Francisco

Redação Bahiarun, 16 de julho de 2014

O percurso da prova é feito às margens do Velho Chico

O percurso da prova é feito às margens do Velho Chico (Foto: Anízio Lopes/Foco Radical)

Com a perspectiva de levar a Lagoa Grande (PE) cerca de 2.000 competidores de 15 Estados brasileiros, entre os dias 6 e 7 de setembro, a CAIXA Wine Run se consolida como o principal evento esportivo do Vale do São Francisco, já em sua segunda edição na região.

A meia maratona promete alavancar o turismo voltado à cultura do vinho (enoturismo) no município encravado no sertão pernambucano, ajudando a revelar as belezas escondidas entre cactos, mandacarus e as águas do Velho Chico, e o sabor do único vinho produzido nos trópicos.

"A CAIXA Wine Run consolida o enoturismo como a vocação de Lagoa Grande. Como é um evento que une esporte, qualidade de vida e a cultura do vinho, está em harmonia com as características da cidade", destaca José Figueiredo, secretário de turismo do município pernambucano. "Nós recebemos uma visitação média de 1.500 pessoas por mês. A corrida deve trazer, num único fim de semana, um número de visitantes maior do que essa média. Será uma verdadeira avalanche de atletas e turistas, o que vai aumentar e valorizar a imagem do nosso melhor produto, o vinho."

Destaque no Vale do São Francisco, os vinhos da Rio Sol são os únicos produzidos na latitude 8 graus Sul, no clima semi-árido do sertão nordestino. "Assim como foi classificado pela enóloga inglesa Jancis Robinson, o vinho não é do 'Novo Mundo', mas de uma nova categoria chamada 'Nova Latitude'. É Marcado por um estilo internacional e de qualidade inquestionável, respeitando os padrões mais rigorosos", defende.

"Desde o início, estamos envolvidos com a CAIXA Wine Run, por meio da oferta de uma garrafa da nossa marca, com o convite para participar da corrida. O impacto que um evento como esse traz é de imagem. Nos interessa o conjunto, a possibilidade do visitante se hospedar num bom hotel, experimentar uma boa comida, fazer uma boa corrida e viver os momentos felizes que o Vale, os moradores daqui e os nossos vinhos podem proporcionar. É a isso que queremos que nossa marcas seja associada." Revela o português João Santos, diretor da vitivinícola Santa Maria, produtora dos vinhos Rio Sol e cenário da CAIXA Wine Run, que terá todo o seu percurso passando pelos parreirais e demais áreas da fazenda.

Parreirais da vinícola Santa Maria, cenário da prova (Foto: Anízio Lopes/Foco Radical)

Parreirais da vinícola Santa Maria, cenário da prova (Foto: Anízio Lopes/Foco Radical)

No Top 10 brasileiro das corridas

Com três edições já realizadas na Serra Gaúcha e uma no Vale do São Francisco, a CAIXA Wine Run já é considerada por atletas amadores e da elite como uma das dez melhores corridas do Brasil. "Participamos das provas de rua mais importantes do Brasil e da América Latina, e a organização da CAIXA Wine Run é impecável.

Além disso, "o evento deu a mesma atenção tanto aos nossos fundistas como aos amadores, algo inédito em corridas pelo Brasil", comenta Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro, uma das principais equipes de corrida no País. O grupo teve o hexacampeão Giomar Pereira e Justino Pedro na estreia do evento no Nordeste, em 2013, além de Mércio Ferreira e Reginaldo José da Silva na prova disputada no Sul este ano.

Para Marciano Barros, técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), que também esteve presente na CAIXA Wine Run no Nordeste e no Sul do Brasil, com paratletas como o campeão pan-americano Francisco Daniel, a preocupação com o bem-estar dos participantes é o ponto forte do evento. "É difícil ver tanta atenção com os atletas em outras corridas pelo País, até em pequenos detalhes, como garantir que todos os participantes fossem transportados sentados, nos ônibus. Sem contar a largada, os percursos sempre muito bonitos."

"A CAIXA Wine Run está entre as cinco melhores que existem no Brasil, o que não é pouco, visto termos centenas de provas no País anualmente. É um evento que veio para ficar e deve ser disputado pelos corredores ao menos uma vez na vida", atesta o Harry Thomas Jr., atleta e responsável pelo site Running News, portal especializado em corrida de rua, que participou da última edição da prova na Serra Gaúcha.

O primeiro lote das inscrições com desconto encerram-se no próximo dia 18 de julho (sexta-feira).

O 1º lote de inscrições vai até o dia 16/07/2014

O 1º lote de inscrições vai até o dia 16/07/2014

Agenda da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco:

06 de Setembro (sábado)
09h00 - Tour guiado, enoturismo através do Rio São Francisco para a vinícola RIO SOL. Palestra sobre sistema de irrigação e safras;
09h00 e 10h30 - Enoturismo, "reconhecimento do percurso", ônibus turismo, com almoço harmonizado na vinícola RIO SOL;
15h00 às 21h00 - Entrega do Kit para os atletas no Quality hotel (Petrolina);
17h00 - Simpósio técnico no Hotel Oficial, Quality hotel (Petrolina);
17hs - Por do sol e lual no rio São Francisco a bordo de catamarã;
18h00 às 20h00 - Palestras temáticas, Quality hotel (Petrolina):
18h00 - "Suco de uva e seus benefícios para desportistas"
19h00 - "Vinho, introdução, degustação e conhecimento"
20h00 - Jantar de Massas no Hotel Oficial (vagas limitadas).

07 de Setembro (domingo)
06h20 - Traslado gratuito de Petrolina e/ou Juazeiro para local do evento;
8h00 - Largada da corrida de pedestrianismo, todas as categorias;
09h30 às 13h30 - "Receptivo Lagoa Grande" área de alimentação e hidratação diferenciada na arena de chegada;
10h00 às 13h00 - Festa do Espumante (degustação de espumante) na arena de chegada, Lagoa Grande PE;
11h30min - Cerimônia de Premiação, Lagoa Grande PE;
11h30min - Retorno para as cidades sedes. Inicio do traslado de ônibus gratuito para os atletas e acompanhantes;

Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a CAIXA Wine Run é patrocinada pela Caixa Econômica Federal e conta com o apoio das vinícolas Rio Sol, e Miolo, além de Salomon e Terra Sol.

Mais informações no site oficial, www.winerun.com.br, e na fanpage da Wine Run Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*