Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Jovem atleta baiana vence prova da quarta etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional

Redação Bahiarun, 19 de agosto de 2014

A jovem atleta baiana Beatriz Dumêt vence a prova, em sua categoria, em Palmas (Foto: Wagner Araújo/ Divulgação)

A jovem atleta baiana Beatriz Dumêt vence a prova, em sua categoria,
em Palmas (Foto: Wagner Araújo/ Divulgação)

A atleta baiana, Beatriz Dumêt, foi a vencedora da quarta etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional, em Palmas, no Tocantins. Bia Dumêt, como é mais conhecida, foi a primeira colocada da categoria amador short, após percorrer 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 1h13min08s. Após vencer a prova a adolescente baiana já mira na sua preparação para a Olimpíada de 2020.

Filha de administradores, Bia começou a praticar triathlon aos 13 anos, incentivada por um tio. Estava cansada das frequentes lesões que sofria com a ginástica artística e decidiu mudar de esporte. Atualmente, com apenas 16 anos, já escolheu uma carreira a trilhar. “Meu desejo é ser uma triatleta profissional para poder representar o país nas provas internacionais e tentar ir para a Olimpíada de 2020”, afirma Bia, com um sorriso de menina convicta de que vestirá o uniforme verde e amarelo em Tóquio.

Beatriz Dumet recebe a premiação no pódio (Foto: Divulgação Facebook)

Beatriz Dumêt recebe a premiação no pódio (Foto: Divulgação Facebook)

A diversão passou a ser encarada com seriedade e ela terminou 2013 em primeiro lugar no ranking brasileiro de triathlon da categoria amador (16 e 17 anos), resultado que garantiu o patrocínio do Faz Atleta, programa estadual de incentivo ao esporte.

No entanto a jovem atleta sabe que ainda terá que enfrentar muitos desafios pela frente. “Vai ser um trabalho longo porque o triathlon é um esporte que requer tempo para alcançar resultados expressivos, mas daqui até lá tem bastante tempo pra eu me dedicar e conseguir”, comentou Bia.

Bia competindo na etapa do SE (Foto: Divulgação Facebook MundoTri)

Bia competindo na etapa onde foi a vencedora no geral no amador feminino(Foto: Divulgação Facebook MundoTri)

Em busca de seus objetivos, Beatriz participou, juntamente com mais nove atletas baianos no último domingo, da quarta etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional, em Palmas, no Tocantins. Beatriz foi a primeira colocada da na sua categoria. “Estava muito quente e isso pegou bastante no final, mas eu sabia que era possível chegar em primeiro e dei tudo de mim até o fim”, comemorou.

O vencedor das três primeiras etapas do circuito, Diogo Sclebin, teve o favoritismo desbancado pelo experiente atleta Reinaldo Colucci, que completou os 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida em 01h50min57s e ficou com o primeiro lugar.

Eu sabia que Diogo era o mais competitivo na prova, fui feliz ao abrir uma distância no início da corrida e administrar a vitória”, vibra Colucci. Sclebin completou a prova em 1h52min22s. Luiz Francisco Ferreira foi o terceiro.

A vencedora da elite feminina foi Carolina Furriela, com 02h12min34s, seguida de  Flávia Fernandes e Bruna Saglietti, respectivamente.

A próxima etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional será em Salvador, dia 28 de setembro. “A previsão é de que a gente tenha 500 atletas na prova. O número de filiados na Bahia cresceu exponencialmente”, afirma o coordenador de esportes do Sesc na Bahia, Gilson Nascimento Júnior.

Fonte: Texto baseado na matéria original de Daniela Leone, jornal Correio*


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*