Bahiarun
PESO kg
ALTURA m cm
Seu IMC é: 0
DISTÂNCIA km
TEMPO : :
Seu ritmo é: 0:00 mim/km

Maratonista baiano representa o Brasil em competição na Espanha

Redação Bahiarun, 15 de novembro de 2014

José Everaldo disputa a Maratona Internacional de Valência (na Espanha) nesse domingo (Foto: Divulgação A Tarde)

José Everaldo disputa a Maratona Internacional de Valência, na Espanha, nesse domingo 16/11 (Foto: Divulgação A Tarde)

O atleta José Everaldo da Silva Mota, de 35 anos, irá disputar a Maratona Internacional de Valência (na Espanha), e espera obter índice para os Jogos Pan-americanos de 2015, que serão realizados em Toronto, no Canadá. Atleta de elite e com experiência em provas internacionais, José Everaldo, que mora há 18 anos em Camaçari, espera representar bem o município, a Bahia e o país na competição que acontece no próximo domingo,  dia 16 de novembro de 2014.

Com treinos diários realizados na via Parafuso ou na rodovia da Cetrel ou na Estrada da Cascalheira, José Everaldo conquistou um excelente resultado e nível nacional já que é  o dono do 6º melhor tempo do Brasil em maratonas, pela reconhecida CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), com o tempo de 02h18min49s conquistado na Maratona Internacional de Porto Alegre.

Everaldo será um dos 13.250 inscritos de 57 países na 34ª edição da prova na Espanha. “Agradeço muito por esta oportunidade de viajar para essa competição. É difícil se manter no esporte e este incentivo é muito importante para os atletas”, observou o maratonista, ao agradecer o apoio da Prefeitura de Camaçari que custeou as despesas de passagens aéreas para o atleta participar da competição.

O atleta viajou na última segunda-feira (10/11/2014), contando com cinco dias para se adaptar ao clima e ao fuso horário, diferentes da cidade. “É uma responsabilidade muito grande participar de uma competição internacional, mas o que me dá certeza e confiança para atingir o meu objetivo é a determinação nos treinos”, destacou Everaldo.

Para obter o índice para os Jogos Pan-americanos de 2015, José Everaldo precisa atingir a marca de 02h15min nos 42,2km da maratona, elevando a sua posição no ranking nacional. "Se ele fizer 02h14min, pulará para segundo ou terceiro do ranking e já ganhará passagem para a Maratona de Sevilla", afirmou o treinador do atleta, Gilmário Mendes.

Jose_Everaldo_Maratona_Foz_Foto_Carlos_Novais

José Everaldo tentará obter o índice para os Jogos Pan-americanos de 2015 (Foto: Carlos Novais)

Também técnico da corredora Marily dos Santos, Gilmário citou que os organizadores da prova em Sevilla (também na Espanha) costumam acompanhar os 42,2km da Maratona de  Valência e selecionar aqueles com os melhores tempos para oferecer a cortesia.

Como preparação para participar da Maratona de Valência, o esportista treinou nos últimos três meses em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. Otimista, Everaldo afirma que o treinamento dá 90% de chance para atingir essa difícil marca. No Brasil há 10 atletas capazes de atingir esse tempo e ele está entre eles.

O atleta maratonista baiano de natural de Camaçari representará o Brasil na Colômbia (Foto: Aristeu Chagas)

O atleta maratonista baiano de natural de Camaçari representará o Brasil na Espanha(Foto: Aristeu Chagas)

José Everaldo ao longo da sua trajetória como maratonista conquistou diversos títulos de destaque, dentre eles o de vice-campeão Sul-Americano na Maratona Internacional de Caracas, na Venezuela, em 2012; o quinto colocado geral e melhor brasileiro na Maratona Internacional de São Paulo, em 2010 e a recente consagração como vencedor na Maratona de Alagoas, neste ano.

Natural de Araci (BA), o ex-trabalhador braçal, chegou em Camaçari aos 14 anos. Filho de José Mota, de 74 anos e Bernardina, de 69, Everaldo é um dos 18 filhos dos agricultores. Ele é o único corredor entre os cinco homens e as 13 mulheres da família.

Fonte: Site da Prefeitura de Camaçari-BA


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*